Porto e Lisboa juntos evitam desperdício de mais de 1,6 milhão de Surprise Bags
Desde a chegada da Too Good To Go a Portugal, em 2019, os utilizadores da aplicação já salvaram 1.296.000 Surprise Bags apenas na área metropolitana de Lisboa. Este número equivale a mais de uma tonelada de comida salva, o que se traduz em 3.000 toneladas de CO2e. A empresa de impacto social por detrás do maior mercado de excedentes alimentares, revelou, em comunicado, ainda números locais de várias regiões do país.
Segundo a mesma fonte, a região Norte é onde se regista o segundo maior número de refeições salvas (613.000) o que se traduz em 1.533 toneladas de CO2e. A região metropolitana do Porto é responsável por metade deste número – já que nesta zona foram salvas mais de 400.000 Surprise Bags em mais de 600 lojas. A zona centro e a região do Algarve encontram-se em terceiro e quarto lugar, respectivamente com um total de 497.400 e 182.000 Surprise Bags salvas desde 2019. Já no Alentejo, foram salvas mais de 49.000 refeições em 100 lojas, o que equivale a 124.600 Kg de CO2e.
Também nas ilhas foram salvas refeições que de outro modo seriam desperdiçadas. A Madeira conta com 46.000 Surprise Bags salvas em mais de 50 lojas e os Açores com 15.100 em 25 lojas. Estes números equivalem a um total de mais de 150.00 quilogramas de CO2e.
Desde que a aplicação chegou a Portugal, em 2019, 1.5 milhões de utilizadores já salvaram mais de 2.5 milhões de Surprise Bags – o que se traduz em mais de 2.5 milhões de toneladas de comida salva do desperdício. Este número é também devido aos 3.700 parceiros que a Too Good To Go tem no nosso país, como Minipreço, Auchan, Celeiro, Plateform, A Padaria Portuguesa, Vila Galé e Longa Vida, entre outros.
Numa altura em que mais de 2.500 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente em todo o mundo, a empresa anunciou, em março deste ano, que chegou ao marco extraordinário de 200 milhões de Surprise Bags salvas do desperdício. Esta conquista “é prova da comunidade dedicada de mais de 75 milhões de utilizadores registados e 134.000 parceiros comerciais ativos em 17 países, que partilham o compromisso de reduzir o desperdício de alimentos e ajudar o planeta”.