Portugal assinala número recorde de zonas balneares



2016 é ano recorde de zonas balneares em Portugal. Segundo a associação ambientalista ZERO, o país tem 579 praias e, este ano, conta com mais treze espaços balneares do que em 2015. E os números continuam positivos, uma vez que mais 28 praias foram classificadas com qualidade de “excelente” comparativamente ao ano anterior.

Olhando para o mapa, 443 das 579 praias localizam-se em zonas costeiras, 22 em zonas de transição e as restantes 115 no interior. As treze novas zonas balneares estão distribuídas por todo o país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores: o Norte recebeu quatro novas zonas, os Açores e a Madeira três, respectivamente, o Centro duas e o Alentejo uma, avança o jornal I.

Mas nem todos os números são favoráveis para as praias portuguesas. A ZERO enumera a existência de três praias com classificação “má”, o que revela que Portugal falhou no cumprimento de uma Directiva Europeia de 2006 que impunha que “todas as águas balneares devem ser classificadas como «aceitável» até ao final da época balnear de 2015.”

Foto: Inna / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...