Portugal conquista 2º prémio no “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”
Já são conhecidos os vencedores da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”. O 1º prémio foi entregue a alunos da Coreia do Sul, da Korea University, e o 2º prémio a estudantes de Portugal, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O anúncio decorreu numa cerimónia privada, no Pátio da Gale, em Lisboa, e contou com a presença do CEO da Saint-Gobain, Benoit Bazin, o CEO da Saint-Gobain em Portugal, Jose Martos, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e estudantes de arquitetura de 30 países, divulgou a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa promovida pela multinacional francesa, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, propôs aos seus concorrentes – estudantes de arquitetura de todo o mundo – a realização de um projeto arquitetónico incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista. O desafio consistiu na reabilitação de um edifício para dar vida a uma videoteca arquivo da cidade, bem como um novo projeto residencial e o desenho urbanístico do espaço público que liga estes edifícios.
“Green Wave” apresentado pelos alunos Se Kwang Kim, Hyemin Na e Iana Kim baseou-se na criação de uma transição suave entre os edíficios EDP1 e EDP2 e os antigos já existentes. Além disso, de acordo com os planos longos e estreitos do local, criados historicamente, os alunos tentaram encaixar o projeto, sem incomodar o contexto existente, utilizando materiais da Saint Gobain para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos.
A proposta recebeu um prémio monetário, uma visita a Paris para participar no Priz-Giving Ceremony of the Global Awards for Sustainable Architecture, organizado pela Cité de l’Architecture et Du Patrimoine, bem como a publicação oficial do projeto em meios especializados de arquitetura.
Durante a cerimónia, Benoit Bazin congratulou os finalistas de 30 países cujo “profissionalismo dos projetos apresentados poderiam facilmente ser implementados na cidade”. De acordo com o CEO da Saint-Gobain: “estamos muito satisfeitos por esta edição ter acontecido na cidade de Lisboa. Portugal é um país muito importante para a Saint-Gobain, onde temos uma presença significativa com mais de 60 anos de história.”
Por sua vez, Jose Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal, frisou: “Dados os desafios socioeconómicos atuais que atravessamos, é fundamental que a indústria da construção trabalhe em conjunto com os arquitetos e entidades governamentais. Num país como Portugal, onde 80% dos edifícios foram construídos há mais de 20 anos, existe a oportunidade de reabilitar, tornar mais eficiente e dar uma nova vida a estes empreendimentos.”
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reforçou durante a cerimónia que foi uma excelente oportunidade receber este evento em Lisboa para ajudar a pensar o espaço público, mais especificamente o que foi designado para esta iniciativa.
O 2º prémio foi entregue a Portugal, à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e o 3º prémio ao México, à Universidade Iberoamericana. O prémio especial foi confiado à Colômbia, aos estudantes da Universidad Pontificia Bolivariana, e o prémio dos estudantes, eleito diretamente pelos participantes, foi conquistado pela Polónia, Wrocław University of Science and Technology.
O Concurso Internacional de Arquitetura da Saint-Gobain foi idealizado para que estudantes de arquitetura de todo o mundo possam adquirir experiência profissional e descobrir a importância da sustentabilidade na construção moderna. A 19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsinki, na Finlândia. Durante a cerimónia foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitetónico a propor aos concorrentes.