Portugal é a 15ª economia verde do mundo



Portugal é a 15ª economia verde dentro de um ranking que analisou os investimentos verdes de 60 países distribuídos por todos os continentes. O ranking – Global Green Economy Index 2014 – foi elaborado pela consultora internacional Dual Citizens e elegeu a Suécia como o país que apresenta a melhor performance rumo a uma economia mais sustentável.

Lançado em 2010, o índice elabora dois rankings simultâneos: o de performance, que analisa o que realmente os países fazem para alcançarem uma economia mais verde, e o de percepção, que é baseado numa investigação com especialistas e personalidades do sector e que demonstra a visão dos mesmos sobre as nações que compõem a lista.

A elaboração do ranking de performance utiliza 32 indicadores para avaliar os 60 países, tendo em conta aspectos como mercados e investimentos, liderança em alterações climáticas, sectores eficientes e capital natural e ambiental.

No ranking de performance, Portugal ocupa o 15º lugar, que é encabeçado pela Suécia e logo depois pela Noruega. Já no Ranking de percepção, Portugal ocupa o 40º lugar.

Embora não seja fidedigno, o ranking de percepção revela que existem países, principalmente os mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou a China, que são considerados mais sustentáveis do que realmente são. Se por um lado, denotam os autores do estudo, é um problema que estas nações sejam consideradas mais sustentáveis do que são na realidade, por outro, estes países podem utilizar as suas reputações verdes para melhorar a sua performance sustentável, já que as suas “economias domésticas são já encaradas como atractivas para o investimento verde”, lê-se no estudo.

20 primeiros lugares do Ranking de Performance:

  1. Suécia
  2. Noruega
  3. Costa Rica
  4. Alemanha
  5. Dinamarca
  6. Suíça
  7. Áustria
  8. Finlândia
  9. Islândia
  10. Espanha
  11. Irlanda
  12. Nova Zelândia
  13. França
  14. Colômbia
  15. Portugal
  16. Peru
  17. Quénia
  18. Brasil
  19. Chile
  20. Reino Unido

Foto: Guilherme Noronha / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...