Portugal possui agora a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa
O Governo Regional da Madeira anunciou hoje a expansão da área marinha protegida ao redor das Ilhas Selvagens, criando assim a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa. O novo regime jurídico da Reserva Natural das Ilhas Selvagens protege um território de 2.677 quilómetros quadrados, onde não se poderá pescar nem praticar atividades extrativas.
“A Madeira tem sido uma referência mundial em matéria de políticas de Conservação da Natureza, ficando este aspeto ainda mais reforçado com esta medida”, refere Miguel Albuquerque, Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira, afirmando que esta medida pode “servir de inspiração para que outros decisores tomem medidas semelhantes, no sentido da preservação dos nossos oceanos”. Para o representante, esta “não é apenas uma decisão política, é uma decisão que comporta um imperativo ético: temos obrigação de delegar às novas gerações um mundo melhor do que aquele que recebemos”.
Esta decisão contou com o apoio da National Geographic, da Fundação Oceano Azul e do Waitt Institute. A expedição National Geographic Pristine Seas estudou as Ilhas Selvagens em setembro de 2015, e durante a investigação a equipa foi capaz de avaliar comunidades pelágicas, os habitats em alto mar, além da flora e fauna observadas durante os mergulhos. Os especialistas descobriram que as águas abertas ao redor das ilhas eram um ponto de passagem vital para a migração de peixes e mamíferos no Atlântico, e que as águas próximas da costa eram importantes habitats que serviam como berçário para diferentes espécies.
“Sabemos que é fundamental proteger os corredores migratórios dos quais a vida marinha depende. Esta reserva marinha recém-criada irá garantir que a impressionante biodiversidade subaquática do arquipélago das Selvagens seja protegida e continue a prosperar”, explica Paul Rose, líder da expedição.