Portugal e Espanha entre os países exportadores de barbatanas de tubarão



As populações de tubarão nos oceanos estão em declínio – um terço das espécies encontra-se em risco de extinção. Além disso, estima-se que 100 milhões sejam mortos por ano, em todo o mundo.

Um novo estudo do Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW) descobriu que, embora a Ásia integre a maior parte do comércio global de barbatanas de tubarão, alguns países da União Europeia são os que mais contribuem em importações. Ao analisar os dados registados nos três principais centros comerciais asiáticos, localizados em Taiwan, Cingapura e Hong Kong SAR, no período de 2003 a 2020, a organização descobriu que 188.368,3 toneladas métricas de barbatanas e produtos relacionados foram importados – dos quais 45% provenientes da União Europeia.

Espanha (51.795 toneladas métricas), Portugal (642 toneladas métricas), Países Baixos (621 toneladas métricas), França (295 toneladas métricas) e Itália (25 toneladas métricas) são os principais países exportadores de barbatanas de tubarão. No caso da carne de tubarão, os principais importadores são Itália, Espanha, Grécia, Bulgária e o Chipre, revela o relatório.

Outro problema apontado pelo IFAW está no facto de 75% do comércio internacional de barbatanas de tubarão não estar sujeito a critérios de sustentabilidade.

Para os especialistas, devem ser tomadas várias medidas para impedir que este “massacre” à espécie continue. As recomendações passam pela listagem das espécies que fazem parte deste comércio no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), no intuito de garantir que o seu comércio é legal e sustentável; pela melhoria do registo de dados através da revisão dos Códigos HS para produtos de tubarão; pelo desenvolvimento da capacidade de monitorização dos dados comerciais a longo prazo do comércio de produtos de tubarão; e pela priorização da utilização dos dados do comércio para combater o comércio ilegal de tubarões e de produtos relacionados com a espécie.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...