Portugal e Espanha lançam parceria ibérica para relançar a ecologia

Lançada esta quinta-feira durante o 16.º Encontro Nacional de Ecologia, na reitoria da Universidade de Lisboa, a Sociedade Ibérica de Ecologia tem um objectivo muito claro: estreitar as ligações científica entre Portugal e Espanha, bem como “constituir uma plataforma de diálogo entre investigadores e relançar a ecologia como ciência”.

Criada através de uma parceria estratégica entre a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e a Associação Espanhola de Ecologia Terrestre, a Sociedade Ibérica de Ecologia resulta de um longo “processo de conversações” entre as duas entidades.

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Ecologia espera que a constituição desta sociedade servia de exemplo e “não vai, seguramente, deixar indiferentes as outras sociedades europeias de ecologia pelo aumento de colaboração e ligação que isso pode trazer”, pode ler-se.

Apostar no papel dos ecólogos na sociedade para responder aos desafios regionais e globais que Portugal e Espanha enfrentam – caso da crescente urbanização, a perda da ruralidade e as alterações climáticas-  são alguns dos objectivos da Sociedade Ibérica de Ecologia.

Foto: via Creative Commons

Patrocinadores