Portugal e México concordam colaborar em portos e energia
Portugal e México concordaram cooperar em matéria de portos e energia, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros após um encontro entre João Gomes Cravinho e a Secretária de Relações Exteriores mexicana.
“Portugal e México reconheceram o papel das empresas portuguesas em projetos de “relevante interesse propostos pela atual administração e trocaram impressões sobre a possibilidade de promover iniciativas de cooperação em matéria de portos e energia”, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O documento foi divulgado após o encontro que decorreu ontem entre o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho e a Secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena na Cidade do México.
Portugal e o México concordaram que o 160.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, que se vai comemorar a 20 de outubro de 2024, constitui uma “oportunidade para aprofundar o diálogo político bilateral e incrementar a cooperação em benefícios de ambos os povos”.
“O quadro jurídico bilateral será revisto com o propósito de avançar nos Acordos pendentes de assinatura e identificar aqueles que mereçam atualização. Neste sentido, procurar-se-á reforçar a cooperação nos âmbitos ibero-americano, bi-regional e multilateral”, indica-se no comunicado.
Portugal e o México reiteraram ainda o apoio dos dois países ao processo de modernização do Acordo Global México-União Europeia, “instrumento estratégico tanto a nível bilateral como bi-regional”.
Sobre a agenda internacional, “expressaram solidariedade com o povo ucraniano na sequência da agressão russa e o apoio à sua independência, soberania e integridade territorial, como estabelecido nas resoluções pertinentes da ONU, a fim de conseguir uma paz justa, integral e duradoura em consonância com os princípios da Carta das Nações Unidas”, refere a nota que foi publicada no Portal Diplomático.