Portugal é o 9º país da OCDE com melhor relação qualidade de vida/trabalho



Portugal está em nono lugar, entre os 33 países da OCDE, (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), num ranking que mede a relação entre a qualidade de vida e o trabalho.

O ranking teve em conta indicadores como o número de horas trabalhadas, a percentagem de mães empregadas ou o tempo despendido em lazer, por exemplo, e é liderado pela Dinamarca.

Em relação a Portugal, a OCDE chegou à conclusão que existem 67% de mães que conseguiram emprego depois de os seus filhos iniciarem a instrução primária, uma percentagem ligeiramente superior à da média da OCDE (66%). De acordo com a OCDE, as mães portuguesa conseguem conciliar, com sucesso, a vida familiar e a carreira.

Outro aspecto importante relativo à relação entre trabalho e vida pessoal é a quantidade de tempo que uma pessoa passa no local de trabalho – uma vez que, quem trabalha muito tempo, pode pôr em perigo a sua saúde, segurança e aumentar o stress. Em Portugal, as pessoas trabalham em média 1719 horas por ano, menos que a média da OCDE (1739 horas).

Finalmente, os portugueses dedicam 66% do seu tempo diário – 15.8 horas – às actividades de lazer, higiene pessoal, a dormir e comer. O que está muito perto dos níveis médios da OCDE.

Para além da Dinamarca e Portugal, o top ten do índice é composto por países como a Noruega (2º), Holanda (3º), Finlândia (4º), Bélgica (5º), Suíça (6º), Suécia (7º), Alemanha (8º) e França (10º).

Consulte o ranking da OCDE, com as respectivas justificações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...