Portugal melhorou qualidade de vida no último ano, diz a ONU
Apesar da crise, Portugal tem elevados níveis de bem-estar. Segundo um relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, relativo a 2010, Portugal encontra-se no 40º lugar do ranking, subindo uma posição em relação aos resultados de 2009 e obtendo uma classificação de 0,795 numa escala de 0 a 1.
O relatório diz que Portugal mantém, assim, uma tendência de melhoria do nível de qualidade de vida evidenciada nos últimos 30 anos, acompanhando também o crescimento dos restantes países em áreas como a saúde, educação e trabalho. Áreas que, de resto, são as analisadas neste estudo.
Assim, nove em cada dez portugueses dizem estar satisfeitos com o seu emprego; 80% dos portugueses mostram-se positivos em relação à sua saúde e dois em cada dez dizem ter empregos vulneráveis.
Naquele que foi o dado mais negativo do relatório, cinco em cada dez portugueses manifestam-se desagradados com o seu padrão de vida.
Em relação aos dados de saúde, Portugal consegue estar muito perto da Noruega em termos de número de médicos e camas disponíveis por paciente – apesar de gastar menos de metade em saúde que o País nórdico – e tem 64% da população satisfeita com os serviços de saúde prestados.
O IDH é liderado pela Noruega, seguida da Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda, Liechtenstein, Holanda, Canadá, Suécia, Alemanha. Completam o top 15 o Japão, Coreia do Sul, Suíça, França e Israel.
Ao nível de Portugal encontram-se países como Brunei, Qatar, Bahrain, Polónia e Barbados. Ao todo, o ranking cobre 148 países.
Confira todo o relatório.