Portugal: Polícia recebe 17 carros eléctricos
A PSP (Polícia de Segurança Pública) vai reforçar a sua frota de 5.000 viaturas com 17 veículos eléctricos, segundo explicou a direcção nacional da instituição em comunicado. Os veículos serão postos à disposição da PSP pelo Ministério da Administração Interna e têm como objectivo a diminuição da pegada ecológica da polícia portuguesa.
“[Estes veículos têm] diversas novidades tecnológicas, não emitem poluentes nem gases com efeito de estufa. E contribuirão também para a diminuição da poluição sonora, principalmente nos grandes centros urbanos do País”, explica a polícia em comunicado.
Os 17 veículos já têm destino: seis serão afectos ao modelo integrado do policiamento de proximidade, para as equipas da escola segura; cinco vão manter-se em qualquer caracterização policial, sendo utilizados em acções de fiscalização selectiva de infracções rodoviárias mais graves; e os restantes seis serão atribuídos a missões de investigação criminal, armas e explosivos, segurança privada e apoio operacional.
Ainda segundo a PSP, todos os veículos serão atribuídos às áreas de Lisboa, Porto e Setúbal.
Recorde-se que a Escócia é outro dos países que já investiu numa frota eléctrica para a sua polícia. Os primeiros veículos foram para as ruas em Novembro.