Portugal vai receber o primeiro festival de cinema flutuante do mundo. Turismo e ecologia são os temas (com FOTOS)
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), sediada em Peniche e que pertence ao Instituto Politécnico de Leiria, é uma das três entidades que organizam o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival, o primeiro festival de cinema flutuante do mundo, dedicado ao turismo e ecologia, e que acontece de 11 a 14 de Novembro de 2012, entre Génova e Lisboa. Este projeto inovador será apresentado pelo seu diretor, Fernando Santos, na Conferência Cinema, Tourism & Destination Branding, que terá lugar na ESTM nos dias 10 e 11 de Maio.
O Odissea tem como objectivo juntar os espectadores cinéfilos e os produtores e realizadores de cinema aos turistas habituais de um navio de cruzeiros, constituindo assim o primeiro Festival de Cinema Flutuante do Mundo. Esta mostra de cinema em pleno mar decorrerá a bordo de um dos maiores navios do mundo, o MSC Fantasia, com 333 metros de comprimento e uma capacidade para 4.000 turistas.
A primeira edição deste festival terá como temas principais o turismo e a ecologia, abrangendo também a sustentabilidade e a responsabilidade social. Por outro lado, o Odissea vai apoiar as produções audiovisuais do turismo que promovam o turismo e sensibilizem para as boas práticas no domínio do ambiente. Serão vários os géneros a concurso, desde a ficção ao documentário, animação, institucional e reportagens de televisão.
“É evidente a relação entre cinema e turismo, mas também a relação entre turismo e ecologia”, explicou em comunicado Francisco Dias, professor e responsável pelo GITUR (Grupo de Investigação em Turismo da ESTM).
“É inegável que a sustentabilidade do turismo implica necessariamente a adopção de boas práticas por parte das empresas e administrações públicas”, explicou o responsável, garantido que “o Odissea dará ênfase a filmes relacionados com a redução do consumo de energia, a ecomobilidade, a preservação ambiental, a biodiversidade e, de um modo geral, a redução da pegada ecológica”.
O festival vai realizar-se num ambiente de cruzeiro temático, estando assim criadas as condições para a partilha de experiências, em contexto informal, permitindo aos participantes obter conhecimentos sobre novas tendências, e criar novas redes de colaboração, comparar projectos e dar a conhecer os seus próprios projectos a novos parceiros.
O júri do festival é constituído por personalidades ligadas ao cinema e à televisão, académicos, e especialistas internacionais na área dos portos e cruzeiros, vindos desde a Austrália, Brasil, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. O Grande Prémio do Festival é a Grande Bússola de Ouro, sendo ainda atribuídas a Bússola e Prata e de Bronze nas diversas categorias a concurso.
Com início em Génova, Itália, a 11 de Novembro, o festival faz escala em Barcelona, uma das cidades mais apetecíveis em termos turísticos do mediterrâneo, seguindo-se um dia de navegação e o fim da viagem em Lisboa, no dia 14.
Algumas das fotos disponibilizadas pela organização do festival de cinema prometem. Ora veja.