Português Luís Teixeira transforma objectos sem valor em candeeiros ecológicos (com FOTOS)
Uma das grandes tendências da ecologia actual é a transformação de objectos descartados e sem aparente valor em peças que possam ter uma outra vida, com uma utilização efectiva.
É esta também a missão de Luís Teixeira, um português que transforma aquilo a que chama matérias-primas secundárias em eco-candeeiros (e não só, como pode ver pelas fotos). Auto-didacta, apesar de ter frequentado alguns cursos de Belas Artes e workshops sobre design de produto, Luís Teixeira foca-se em mostrar às pessoas que os designs mais belos podem ser feitos a partir de objectos que já não queremos.
Veja a página de Luís no Facebook.
Para além de fazer questão em ser um activista pró-reciclagem e reutilização de objectos, Luís Teixeira incorpora também elementos de responsabilidade social no seu trabalho, como podem é exemplo o seu design NOOVA, que utiliza cabides de plástico. É que este design é actualmente fabricado por reclusas de uma prisão feminina, que desta forma desenvolvem novas competências e conhecimentos, aumentam a sua auto-estima e ainda ganham algum dinheiro.
Veja um artigo do Protege o que é Bom sobre o trabalho de Luís Teixeira que, apesar de ser designer por vocação, não é o por profissão. O que, convenhamos, é de louvar.
Nem todos têm o dom de transformar objectos sem valor em candeeiros ou outras peças de design, mas aqui ficam a dicas de Luís Teixeira para os principiantes, em vídeo.
Consulte também o agregador Inhabitat, que dedicou ontem uma notícia a Luís Teixeira.