Portuguesa Larus chega aos Estados Unidos com equipamentos para recolha de resíduos sólidos urbanos
A Larus, empresa portuguesa de mobiliário urbano, vai chegar aos Estados Unidos com o seu equipamentos de recolha de resíduos sólidos urbanos. O equipamento incorpora áreas de publicidade e as eco-ilhas, depósitos de lixo no subsolo que evitam o contacto humano com os resíduos, valorizando o ambiente e o espaço público.
Esta é uma das 75 novas soluções apresentadas hoje pela Larus e que se inspiram nas culturas ocidental, árabe e africana e nas tendências urbanísticas globais. Das novas soluções da Larus para 2016, destaque para a introdução do betão reforçado com resinas, devido à maior resistência e à estética mais depurada dos equipamentos, e as misturas de betão, resinas, cortiça e pedra. Por outro lado, as colunas de iluminação utilizam a tecnologia LED e dois modelos apresentam painéis fotovoltaicos, autossuficientes, que permitem levar a iluminação a locais sem rede elétrica.
“É um investimento que pretende reforçar a competitividade da marca à escala global, reafirmando a sua missão de humanizar o território, através da valorização da identidade e da cultura de cada país. Na criação dos novos produtos recorremos aos materiais preferidos por cada mercado. Por exemplo, o aço corten ou as traves de madeira para a Europa Central ou o betão e as resinas reforçadas para o Médio-Oriente. Noutros casos, recorremos a formas identitárias para países africanos ou árabes e a formas elegantes ou surpreendentes para a Europa”, explicou Pedro Martins Pereira, fundador da Larus.
Todas as 75 novas soluções de mobiliário urbano foram desenvolvidas no Gabinete de Projecto da Larus, onde intervêm designers, projectistas e técnicos especializados, e autores externos nacionais e internacionais.