Portugueses estão sempre online e elegem Facebook e YouTube como redes favoritas
Os portugueses estão cada vez mais online e utilizam sobretudo as redes sociais – Facebook ou YouTube – para manterem contacto com amigos, colegas ou família. Segundo o estudo – Wave, desenvolvido pela UM – cerca de 70% dos internautas portugueses já o fazem, um número superior à média do estudo – 56% – que engloba 50 mil utilizadores de internet de 65 países.
O estudo revela ainda que, nos últimos seis meses de 2013, 78% dos inquiridos portugueses geriu o seu perfil numa rede social, face a 68,3% da média mundial, e 91% visitou a página de um amigo, superando também os 78% do ponto de vista global.
Sobre as atividades desenvolvidas pelos internautas, 81% dos inquiridos portugueses refere o envio de mensagens para amigos, 80% o upload de fotos e 79% o uso do botão like ou outro similar como forma de partilhar as suas apreciações. Preferências não muito distantes da média entre todos os inquiridos, à exceção da diferença constatada no uso do botão like ou similar, 66%.
Na sua interação com as marcas, 48% dos internautas portugueses revelam que usam as redes sociais para conhecerem as novidades alusivas aos produtos, 38% para exporem uma situação pessoal ou apresentar uma reclamação e 34% para solicitar ajuda ou conselho. Percentagens superiores à média dos consumidores inquiridos a nível mundial (31%, 25% e 25% respetivamente).
Os blogs e os fóruns integram também o leque de escolhas dos consumidores, embora com menor destaque do que outros canais digitais. Os inquiridos portugueses recorrem aos blogs e aos fóruns principalmente para aprenderem algo novo (44% – referente aos blogs), partilharem conhecimento (39%) sobre determinados temas e conhecerem a opinião de outros consumidores (40%). Estas últimas atividades são muito notórias nos fóruns, ainda assim, abaixo da média global.
E para além da esfera pessoal, o estudo revela também que os internautas de todo o mundo usam as redes sociais para aumentar a sua network profissional. Realidade muito presente na atividade dos portugueses no mundo digital: 62% dos inquiridos refere que usa as redes profissionais para alargarem a sua rede de contatos, 54% para construírem a sua carreira e 38% como forma de auto promoção. Motivações em linha com os internautas globais: 46% referem o uso das redes profissionais como forma de aumentarem o seu portfólio de contatos, 43% para construir a carreira e 35% para se auto promover.
70% dos internautas portugueses estão preocupados com a quantidade de dados pessoais que circula online, ainda que 41% admita não se importar que as empresas registem o seu comportamento online, se for para melhorar a sua experiência.
“Os portugueses estão hoje numa fase mais madura no modo como se relacionam online com as marcas. É crucial que as marcas tenham um entendimento profundo das motivações dos consumidores online, para perceberem como podem entrar nessa dinâmica: gerar valor para o consumidor de modo a receberem em troca a sua atenção e convertê-la em negócio. O estudo Wave constitui um exemplo de excelência do tipo de conhecimento que permite às marcas adequar as estratégias das marcas às necessidades e expectativas dos consumidores, estabelecendo assim uma relação mais eficaz e de maior confiança, que simplifica o processo de compra”, explicou Pedro Batista, director-geral da UM Portugal.
Como várias vezes mencionámos no Green Savers – sobretudo quando lançámos o projecto –a a tecnologia e internet, quando bem usadas, são ferramentas essenciais do desenvolvimento sustentável e económica verde. Também aqui Portugal – e os portugueses – podem aproveitar este ensinamento para serem ainda mais sustentáveis.
Foto: @boetter / Creative Commons