“Portugueses separam mais”, diz Sociedade Ponto Verde. Mas reciclagem do vidro continua “insuficiente”



Entre janeiro e junho deste ano, os portugueses reciclaram um total de 220.041 toneladas de embalagens, um aumento de 2,6% face ao mesmo período de 2022. No entanto, a reciclagem do vidro continua a ser “insuficiente”, diz  a Sociedade Ponto Verde (SPV).

De acordo com a organização, no primeiro semestre foram enviadas para reciclagem 100.879 toneladas de embalagens de vidro, mais 1% do que no ano passado, mas, apesar de ser uma tendência positiva, “é preciso acelerar para que o país consiga cumprir a meta de reciclagem neste material, que é muito exigente”.

Portugal assumiu o compromisso de fazer chegar a taxa de reciclagem do vidro aos 75% até 2025, mas a SPV diz que tal só acontecerá “se cada depositar seletivamente, pelo menos, mais duas garrafas por mês no ecoponto”.

“Os portugueses estão a separar mais e estes resultados são determinados por uma atuação conjunta e cada vez mais colaborativa. As iniciativas lideradas pela Sociedade Ponto Verde junto dos parceiros municipais, cujo nível de serviço é crítico para o sucesso da recolha seletiva, mas também no canal HORECA, onde é preciso mais reciclagem, nomeadamente de vidro, têm contribuído para uma consistente boa performance da reciclagem das embalagens,” explica Ana Trigo Morais, CEO da SPV, em comunicado.

A responsável acrescenta que “Globalmente, há ainda muito caminho a fazer em matéria de reciclagem em Portugal”, embora seja possível notar que “os portugueses estão a separar mais e melhor as suas embalagens”, recordando que “as novas metas são muito exigentes”.

Dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE) mostram que no primeiro semestre deste ano foram encaminhadas para reciclagem 71.554 toneladas de papel/cartão (+6%), 4.147 toneladas de embalagens de cartão para alimentos líquidos (4%) e 39.228 toneladas de plástico (+1%), com destaque para o plástico PET que é muito usado em garrafas de água e refrigerantes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...