Pote de cerâmica irriga plantas durante um mês



O Clayola é um pote de cerâmica esculpido à mão por artesãos egípcios. Por ser produzido a partir da argila, um material natural e poroso, permite a transferência da água para o solo. Seu funcionamento é bastante simples e utiliza a gravidade. Basta enterrar o Clayola no vaso e ligá-lo, através de tubos, a um reservatório de água, que deve ficar num local mais elevado.

À medida que a água evapora das folhas de uma planta, ela extrai água do solo e, à medida que o solo seca, a própria planta extrai água do Clayola para regar o solo!”, diz o site da start-up. Assim, a planta extrai exatamente a quantidade de água que ela precisa para manter-se viva e saudável. O seu formato cónico foi projetado para que o Clayola seja facilmente enterrado no solo, além de criar um perfil de distribuição de água que minimiza perdas no fundo do vaso e maximiza a entrega para as raízes.

Um reservatório de água de 20 litros pode regar de 6 a 8 plantas durante semanas nos dias mais quentes e por mais de um mês durante o inverno. O pote de cerâmica já está à venda em sites como o Amazon e custa 50 dólares.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.