Póvoa do Lanhoso retoma intervenção arqueológica na Via Cova



A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Lanhoso vão retomar a intervenção arqueológica da vila romana de Via Cova, na freguesia de Lanhoso, dando continuidade aos trabalhos que se iniciaram em Agosto de 2014 por uma equipa de 20 voluntários.

Estes trabalhos, que têm como premissa o estudo, valorização e musealização desta estrutura arqueológica, terão início no dia 3 de Agosto e incidirão nas duas últimas salas que constituem a pars rústica da vila romana.

No final do período de escavação, previsto para 31 de Agosto, pretende-se musealizar as ruínas que foram sendo postas a descoberto, reconstituindo e interpretando a área onde se transformavam os cereais, produzidos na pars fructaria da vila romana de Via Cova. Terminada a musealização, este sítio romano passa a integrar o roteiro concelhio de sítios arqueológicos visitáveis e fará parte do plano municipal de serviços educativos, avança a câmara em comunicado.

Recorde-se que na última intervenção, realizada em Março e Abril deste ano, encontrou-se, além de inúmeros fragmentos de cerâmica comum romana, uma mó manual, dois pesos de tear, uma moeda em cobre e uma possível gadanha. Estes dois últimos artefactos encontram-se em processo de tratamento no Laboratório de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Os interessados em participar nos trabalhos arqueológicos, em regime de voluntariado, podem efectuar a sua inscrição através da ficha disponibilizada para o efeito e remetendo para arqueologia@mun-planhoso.pt. A inscrição também pode ser realizada através do telefone 253 639 708.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...