Praia da Figueirinha: cinco mil beatas apanhadas no areal



Perto de cinco mil beatas de cigarros foram recolhidas esta semana do areal da Praia da Figueirinha, numa iniciativa de sensibilização ambiental dirigida aos veraneantes, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2016.

Sob o lema “Por um Mar sem Beatas!”, esta é a segunda acção de educação ambiental a decorrer na Praia da Figueirinha no âmbito da Bandeira Azul 2016, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho, pela Associação Portugal Sem Beatas, pela Tara Recuperável.Org e pela Brigada do Mar.

“É importante multiplicarmos este tipo de acções, que servem de limpeza e também de sensibilização. Antes, dizíamos que o lugar das beatas é no lixo, mas já não é assim. Agora, o importante é desviá-las dos aterros e proceder à sua destruição”, reforça Manuel Nobre, da Associação Portugal Sem Beatas.

Ainda que não seja nas praias que se encontrem mais beatas de cigarros, a maioria das acções de sensibilização para este tipo de lixo acontece durante a época balnear, porque é no areal que estes detritos são mais notórios.

“Parece que há uma aceitação social de que com as beatas é permitido fazer coisas que não se pode fazer com o restante lixo. Este tipo de lixo é depois arrastado para o mar e acaba a servir de alimento a muitos animais que vivem nos oceanos. É um problema muito grave”, adverte Paula Sobral, presidente da APLM, em declarações ao Rostos.pt.

Também a quantidade de embalagens de plástico que ficam para trás deixadas depois de um dia de praia é impressionante. A nível mundial, estudos científicos recentes apontam para uma quantidade anual de 13 milhões de toneladas de resíduos plásticos que vão parar os oceanos de todo o mundo.

Assim, faz todo o sentido recuperar este vídeo Minuto Verde, que alerta exactamente para a quantidade de lixo que se encontra nos areais e nos oceanos das praias portuguesas.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: Alessia / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...