Praias de Ílhavo vão ter serviço de partilha de bicicletas no Verão de 2015
No próximo Verão vai ser possível passear pelas praias de Ílhavo numa “bikelau”, uma bicicleta construída com recurso a madeira e cortiça reaproveitadas. O conceito surge associado ao projecto “Bike Sharing Eco Friendly” de Nuno Zamaro, que cruza as vertentes social e ambiental, num investimento de cerca de €195.000 avançou o Menos Um Carro.
O modelo em madeira e cortiça faz parte da linha de bicicletas Angel [na foto], os “únicos veículos no país que integram 80% de componentes fabricados e produzidos em Portugal”. As “Angel”, “para além da ligação ambiental, apostam na componente estética, fazendo alusão às pranchas de surf”, explicam os promotores.
O projecto-piloto vai começar com a construção da solução Modulo+20 – contentores versáteis que rentabilizam soluções e espaços consoante a época e uso —, nos quais serão recebidos turistas, numa espécie de welcome center, e ainda a partilha de bicicletas entre Módulos “consoante as necessidades locais e a época do ano”.
Uma percentagem das utilizações pagas da Bikelau vai reverter para um fundo de apoio à preservação e valorização das dunas, inserido no programa de reflorestação “Tu a partilhar vais as dunas ajudar”/”Bike Share for the dune care”.
O passo seguinte será a criação de um consórcio com todos os detentores do sistema Bikelau. A Universidade de Aveiro, a Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins ou os ministérios e tutelas governamentais estão entre os convidados a integrar a rede de parceiros de desenvolvimento do projecto, no qual a Câmara Municipal de Ílhavo foi a primeira a apostar.
O investimento neste projecto, que vai disponibilizar 60 bicicletas em Agosto de 2015, rondou os €195.000 (R$ 605.000), sendo que a agência criativa Wise U avança com 25% do capital, ficando o restante dividido entre investidores, programas de apoio comunitários e empresas.
O ilustrador da ideia, Nuno Zamaro, pretende tornar estas bicicletas num produto exportável a todo o mundo, nomeadamente para zonas litorais.