Preços globais dos alimentos voltaram a aumentar em Setembro



Os preços globais da carne, lacticínios e cereais voltaram a aumentar, em Setembro, cerca de 1,4%, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o que aumenta as preocupações dos países em desenvolvimento – e não só – em relação à escassez alimentar.

Segundo a FAO, os preços subiram em Setembro depois de terem ficado inalterados em Julho e Agosto. O calor extremo e as secas nos Estados Unidos, Rússia e Europa prejudicaram a produção agrícola e elevaram os preços do milho e soja para números inéditos.

O maior aumento foi dos lacticínios – 7% – devido aos preços da alimentação do gado. Estes também ajudaram a elevar o preço da carne em 2,1%, especialmente no caso do porco e frango, que utilizam muitos grãos. Finalmente, os preços de cereais subiram 1%, prevendo a FAO um declínio global na sua produção em 2012.

Ainda assim, o índice geral de preços de alimentos da FAO, que mede mudanças mensais, encontra-se abaixo dos níveis de 2011, quando os altos preços dos cereais, oleaginosas, lacticínios, carnes e açúcar levaram a vários distúrbios no Médio Oriente e Norte de África.

Ajustando para a inflacção, eles estão também 13% abaixo dos níveis de 2008, quando (a falta de) alimentos foi responsável por conflitos em vários países.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...