Prémio Nobel da Física atribuído a cientistas que contribuíram para a compreensão das alterações climáticas



A Academia Real das Ciências da Suécia elegeu esta terça-feira os três cientistas vencedores do Prémio Nobel da Física, que foram distinguidos “pelas contribuições inovadoras para a nossa compreensão dos sistemas físicos complexos”. Klaus Hasselmann, Professor no Instituto de Meteorologia Max Planck na Alemanha, Syukuro Manabe, Meteorologista da Universidade de Princeton nos Estados Unidos, e Giorgio Parisi, Professor da Universidade de Roma La Sapienza em Itália, foram os contemplados, e receberam em conjunto um prémio de 10 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).

De diferentes maneiras, Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann contribuíram para o conhecimento do clima no Planeta Terra, esclarecendo a influência da humanidade no mesmo e prevendo o aquecimento global. Por sua vez, Giorgio Parisi foi premiado pelas suas contribuições relativamente à teoria dos sistemas complexos, tendo descoberto padrões ocultos em materiais desordenados que o possibilitaram descrever vários processos aleatórios.

“As descobertas reconhecidas este ano demonstram que o nosso conhecimento sobre o clima assenta numa base científica sólida, baseada numa análise rigorosa das observações. Todos os laureados deste ano contribuíram para que obtivéssemos uma visão mais profunda das propriedades e da evolução de sistemas físicos complexos”, afirma Thors Hans Hansson, presidente do Comité Nobel de Física.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...