Preocupante: o microplástico está a entrar na nossa cadeia alimentar
Os restos microscópicos de plástico que se aglomeram no ambiente marinho estarão a fazer parte da cadeia alimentar, de acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Science and Technology.
Segundo os investigadores, 80% dos pedaços de plásticos existentes no meio ambiente é feito por micropedaços de plástico. “Assim que o plástico é ingerido, este é transferido do estômago dos animais para o seu sistema circulatório, acumulando-se nas suas células e acabando por entrar na cadeia alimentar”, explicou à BBC Mark Bowne, da Universidade da Califórnia.
A equipa de investigação concluiu ainda que as descargas de esgotos são a fonte da presença de plástico em ambiente marinho e que a concentração de microplástico é maior nas zonas próximas dos grandes centros urbanos.
“Isto sugere-nos que uma grande proporção das fibras encontradas no meio ambiente foram libertadas pelo esgoto, como consequência da lavagem da roupa”, concluiu Bowne.
O estudo revelou que, nestas lavagens, a roupa sintética pode libertar até 1.900 pequenas fibras por peça de roupa. E à medida que a população mundial cresce, também estes microplásticos tendem a aumentar na cadeia alimentar. Uma tendência preocupante, não acha?