Presidente da República e alunos premiados pelo sucesso escolar plantam espécie ameaçada
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e 50 alunos distinguidos pelo seu sucesso escolar plantam esta quarta-feira, dia 5 de julho, às 17h, no Jardim Botânico Tropical (Largo dos Jerónimos), uma espécie de árvore moçambicana que corre o risco de extinção, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa está integrada na semana dedicada à biodiversidade local organizada pela EPIS – Empresários para a Inclusão Social para premiar os estudantes que obtiveram uma melhoria significativa nas suas notas ao longo deste último ano letivo.
Antes desta iniciativa, os alunos estarão ainda com o antigo Presidente Aníbal Cavaco Silva, fundador da associação EPIS, no Gabinete do Sacramento, às 15h.
A árvore que vai ser plantada pelo Presidente da República “é um exemplar da espécie Encephalartos ferox G.Bertol, nativa de Moçambique e da África do Sul, que se encontra atualmente ameaçada sobretudo devido ao desenvolvimento populacional junto à orla costeira moçambicana”, sublinha o comunicado.
Para Diogo Simões Pereira, diretor geral da EPIS, esta ação “é um bom exemplo para os jovens aprenderem que diversas ações antropogénicas estão a destruir o planeta e as suas espécies, mas que com gestos como este é possível preservá-las”.
Esta será uma nova espécie introduzida no Jardim Botânico Tropical e a terceira árvore a ser plantada por um Presidente da República, seguindo-se Marcelo Rebelo de Sousa a Manuel de Arriaga e a Aníbal Cavaco Silva, conclui.