Primeira ciclovia solar gerou energia suficiente para electrificar três casas



No seus primeiros doze meses de existência, a ciclovia cujo piso se encontra equipado com painéis solares gerou energia suficiente para electrificar três casas, um resultado que ultrapassou até as expectativas da equipa responsável pelo projecto, a SolaRoad.

A ciclovia está situada na cidade de , na Holanda, tem 10 quilómetros de comprimento e coberta por uma camada de células solares de silício. O sistema encontra-se protegido por uma placa de vidro resistente que pode suportar o peso de um camião, se necessário.

De acordo com os designers da SolaRoad, o projecto vai pagar-se em 15 anos mas, durante este período de tempo, a tecnologia irá evoluir de uma forma que é impossível prever. O que quer dizer que projectos como este se tornarão cada vez mais importantes para garantir a sustentabilidade e geração de energia nas cidades.

Quanto muito, as cidades que investirem em painéis solares nos pisos das estradas podem esperar que estes possibilitem a geração de electricidade para a iluminação pública. O que já será um grande progresso para a sustentabilidade financeira das cidades, mas apenas o princípio de uma nova realidade.

“A maioria das pessoas nem sequer nota diferença entre os pisos normais e [este]”, explicou Sten de Wit, da SolaRoad, à Fast Company. “É exactamente isto que queremos atingir: as estradas continuam a ser estradas e, ao mesmo tempo, armazenam energia solar”.

[nggallery id=2426 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...