Primeira turbina eólica de madeira do mundo começou a trabalhar na Alemanha (com FOTOS)



A energia eólica, ainda que altamente sustentável, tem um problema. É crucial elevar as turbinas o mais alto possível, para que as suas pás possam alcançar ventos mais fortes, mas as torres são normalmente construídas em aço, um material caro e que requer uma enorme quantidade de energia no seu processo.

A pensar nesta incongruência, a empresa alemã TimberTower construiu a primeira turbina eólica de madeira, que já está a produzir energia em Hannover.

A TimberTower baseia-se num sistema ligado de painéis de madeira laminados, ligados entre si, cujos componentes da superfície são produzidos noutro local e transportados em contentores de 12 metros. São depois montados numa torre oca e octogonal.

O primeiro protótipo mede 100 metros, integra uma escada e um sistema de elevadores e tem no seu topo uma turbina Vensys 77. Esta turbina tem um diâmetro de rotor de 77 metros, pesa quase 91 toneladas e gera cerca de 1,500 kW de electricidade.

A empresa alemã afirma que o conjunto e diâmetro da base da torre é idêntica à das tradicionais torres de aço, e que todas as matérias-primas utilizadas foram certificadas pela FSC e PEFC. Para além de uma secção octogonal em cruz, o corpo oco pode também ser construído com uma secção hexagonal ou dodecagonal. Estas torres de madeira podem ainda suportar turbinas até 200 metros – está a ser construída, neste momento, uma torre de 140 metros.

A TimberTower tem um tempo de vida de 20 anos e assegura ainda os actuais regulamentos de segurança, certificação e protecção de incêndios.

Segundo a empresa alemã, uma torre de 100 metros poupa perto de 300 toneladas de folhas de aço e, graças a um processo de tratamento que consome menos energia, aproximadamente 400 toneladas de CO2. Paralelamente, esta torre pode também ser facilmente reciclada, quando chegar a sua hora.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...