Primeiras matrículas verdes chegam às estradas do Reino Unido



Chegaram esta terça-feira, 8 de dezembro, às estradas do Reino Unido as primeiras matrículas verdes de forma a fomentar a procura pelos veículos com zero emissões.

O governo do Reino Unido já tinha anunciado a proibição para 203 da venda de carros com motor de combustão interna. De forma a acelerar esta mudança foram lançadas as matrículas com uma etiqueta verde do lado esquerdo, de forma a facilitar a identificação de modelos de emissão zero.
Apenas carros elétricos e de célula de combustível com emissão zero total serão elegíveis para as matrículas verdes, com os híbridos e híbridos plug-in considerados inelegíveis.

Neste momento a utilização destas matrículas verdes é voluntária, podendo ser solicitadas para veículos já matriculados. Espera-se que no futuro passem a ser instaladas nos veículos novos logo que os mesmos sejam matriculados.

A mudança foi introduzida após uma consulta durante o verão, que revelou um amplo apoio à ideia e levantou a perspetiva dos motoristas de VEs serem capazes de aceder a outros incentivos, tais como estacionamento gratuito ou isenção de algumas taxas.

A ministra dos Transportes, Rachel Maclean, alertou que a medida deu um novo impulso aos ambiciosos planos do governo para a descarbonização dos transportes e apoiaria a nova meta de acabar com a venda de novos carros a gasolina e diesel no Reino Unido até 2030.

O mês passado o governo anunciou planos para investir 950 milhões de libras esterlinas na implantação de centros de carregamento de VE em todas as estações de serviço nas autoestradas e estradas secundárias de Inglaterra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...