Primeiro animal do Planeta Terra terá sido uma esponja-do-mar



A esponja-do-mar – ou porífera – terá sido o primeiro animal a habituar o Planeta Terra, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O estudo teve como ponto de partida uma análise recente que mostra que as esponjas-do-mar contêm fósseis moleculares com mais de 640 milhões de anos, antecedendo a Explosão Cambriana que despoletou o período de tempo geológico em que os animais apareceram no Planeta.

Ainda que os investigadores do MIT se considerem confiantes na sua descoberta e os resultados terem já sido publicados no Proceedings of the National Academy of Sciences, a verdade é que poucos cientistas se têm mostrado convictos em garantir qual o primeiro animal a habitar o planeta.

Os paleontólogos têm descoberto muitos fósseis que nos ajudam a elucidar sobre a emergência de criaturas do período Cambriano, a época seguinte à explosão, mas há muito que os cientistas acreditam que é provável que já existissem animais na Terra anteriormente. O problema tem sido identificá-los.

Para responder a esta questão, explica o Inhabitat, os cientistas têm procurado fósseis moleculares, tentando determinar qual o mais velho. “Identificámos provas paleontológicas e genéticas para garantir que esta é, realmente, uma molécula fóssil de esponja-do-mar”, explicou David Gold, do Departamento de Terra, Atmosfera e Ciências Planetárias do MIT. “Isto é uma das mais antigas provas de vida animal”, concluiu.

Foto: Tam Warner Minton / Carson / Wilfred Hdez / amanderson2 / Andy Blackledge / Adam / Kristine Paulus / Creative Commons

[nggallery id=2803 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...