Primeiro censo de leopardo-das-neves no Nepal com números otimistas

O primeiro censo do leopardo-das-neves a nível nacional no Nepal permitiu avaliar a população dos felinos, uma espécie em vias de extinção, em cerca de 400 indivíduos, informaram ontem especialistas em vida selvagem.
A perda de habitat, as alterações climáticas e a caça furtiva tiveram um forte impacto nas populações de leopardo-das-neves na Ásia, que estão classificadas como “vulneráveis” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
No entanto, o estudo deixa alguma esperança, confirmando que a contagem está de acordo com estimativas anteriores mais altas.
Estes felinos, com o seu espesso pelo cinzento mosqueado que proporciona uma camuflagem eficaz nas zonas montanhosas onde vivem, são difíceis de detetar, o que torna as observações no terreno muito difíceis. As suas grandes patas, como raquetes de neve naturais, facilitam-lhes a fuga.
“Este é um passo histórico” no trabalho de conservação do leopardo-das-neves no Nepal, disse à AFP Haribhadra Acharya, ecologista-chefe do Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem.
“É a primeira vez que obtemos dados autênticos graças ao trabalho intenso dos investigadores”, afirmou.
Foram contados 397 leopardos-das-neves, utilizando câmaras de deteção de movimento e análises genéticas em sete áreas-chave.
Este trabalho fornece a estimativa mais completa do número de leopardos-das-neves no Nepal, anteriormente estimado entre 301 e 400 pela UICN.
Os leopardos-das-neves são os felinos menos estudados do mundo devido à sua pequena população e às zonas montanhosas remotas em que vivem.
“O Nepal tem apenas 2% do território mundial de leopardos-das-neves, (mas) alberga 10% da população total estimada”, disse à AFP Ghana S Gurung, representante da organização ambientalista WWF Nepal.
O Nepal é o segundo país mais pequeno, a seguir ao Butão, em termos de habitat de leopardo-das-neves, mas o quarto em termos de população, salientou.
Muitos ambientalistas continuam preocupados com as ameaças colocadas pelas alterações climáticas e o desenvolvimento de infraestruturas que estão a comprimir o habitat natural dos felinos.
O Nepal foi aclamado internacionalmente pelos seus esforços de proteção da vida selvagem, que permitiram que várias espécies, incluindo tigres e rinocerontes, escapassem à extinção.
A população de tigres no Nepal triplicou desde 2010, atingindo 355 indivíduos.