Primeiro comboio a hidrogénio já funciona na Alemanha



A Alemanha já tem em funcionamento o primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio, para substituir locomotivas diesel no norte do país. Os comboios Coridia iLint são contruídos pela Alstom (o mesmo fabricante do TGV) e vão, para já, percorrer uma rota de 100 quilómetros entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude.

Segundo o The Guardian, a Alstom planeia entregar mais 14 composiçõesmovidas a hidrogénio à Baixa Saxónia até 2021.

A autonomia destes comboios situa-se nos mil quilómetros, uma autonomia muito semelhante à das locomotivas diesel. A tecnologia é vendida como uma alternativa mais verde e silenciosa ao diesel, para ser usada em rotas onde a linha ainda não esteja eletrificada. A Alstom diz que há outros países interessados na tecnologia, incluindo o Canadá, Holanda, Dinamarca, França, Noruega e Itália.

 

Hidrogénio é melhor para o ambiente?
Para o local onde o comboio circula, sem dúvida. Uma composição a hidrogénio é silenciosa e não emite gases poluentes. Mas o hidrogénio não é necessariamente uma tecnologia limpa.

Apesar de o hidrogénio ser um dos elementos mais abundantes to universo, não é um elemento que seja facilmente acessível no nosso planeta. Como tal, temos de o “produzir” e a forma como é produzido significa, na maioria das vezes, grandes doses de poluição.

A maior parte do hidrogénio mundial é neste momento produzido recorrendo a reformação de metano com vapor de água, um processo altamente poluente. Também podemos usar eletrólise para separar os átomos de hidrogénio dos de oxigénio presentes na água. Este processo recorre a eletricidade, que se provier de energias renováveis é “limpo”. No futuro, espera-se que a eletricidade proveniente do excesso produzido pelas renováveis seja usado para produzir hidrogénio. Até lá, temos de assumir que o mais provável é que o hidrogénio provenha de hidrocarbonetos e, no fundo, acabe por poluir a atmosfera de forma indireta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...