Primeiro comboio movido a bateria inaugurado no Reino Unido



O Reino Unido inaugurou recentemente, no nordeste de Londres, o seu primeiro comboio comercial movido a baterias – de fosfato de lítio e de sal fundido. Os primeiros testes decorrerão numa extensão de 19 quilómetros e, se forem bem-sucedidos, colocarão o comboio a fazer a viagem sem qualquer ligação à electricidade.

O potencial da tecnologia é enorme, como explica o CityLab: os comboios poderão fazer menos barulho e o custo da colocação das baterias é bem menor que outros tipos de electrificação da linha e instalação de cabos.

Uma versão perfeita deste protótipo poderá também acabar com a utilização de diesel e substitui-la por uma visão muito menos poluente. Ou seja, o que já é uma forma de transporte com baixas emissões, o comboio, pode passar a ser a mais sustentável maneira de nos transportar de um local para o outro.

Os comboios a bateria existem há mais de um século e são utilizados em locais como complexos fabris – onde o vapor pode ser perigoso. O que é realmente inovador, neste projecto, é a sua escala e utilização comercial.

Ainda assim, existe muitos problemas para serem resolvidos. Em primeiro lugar, o comboio é uma versão alterada de uma versão eléctrica – e não algo construído de raiz. Por outro lado, a bateria durará apenas uma hora. Depois deste período, ela terá de ser carregada durante outras duas, o que inviabiliza, para já, um percurso maior.

Neste percurso de 19 quilómetros, e tendo em conta que a velocidade média dos comboios do Reino Unido é de 105 quilómetros por hora, este comboio poderá fazer 14 viagens entre as 7h e as 10h. Ou seja, este comboio já estará pronto para percursos curtos e específicos – uma rota expresso que ligue um aeroporto à cidade, por exemplo. Para vôos mais altos, infelizmente, ainda não.

 





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