Primeiro fato de surf anti-tubarões já está à venda
O Anti-Shark Wetsuit – fato anti-tubarão, em português – é o primeiro fato do mundo que torna os mergulhadores e surfistas invisíveis aos tubarões. Os empresários Hamish Jolly e Craig Anderson uniram-se ao Oceans Institute, da University of Western Australia, para desenvolver um equipamento que utiliza dados científicos ligados à visão dos tubarões, prevenindo assim ataques fatais sobre seres humanos.
O primeiro fato, chamado Elude, baseia-se no facto de os tubarões serem daltónicos para camuflar o nadador ou mergulhador. A equipa usou o conhecimento da percepção de luz e cor dos animais para “esconder a pessoa numa coluna de água”, disse Craig Anderson, empresário e co-fundador do Shark Attack Mitigation Systems.
Um segundo modelo, chamado Diverter, utiliza técnicas naturais repelentes e materiais que confundem visualmente os animais. O fato é coberto de riscas brancas e azuis escuras que o fazem parecer um pedaço intragável de comida, na óptica dos tubarões, explica o investigador Shaun Collin.
O Inhabitat explica que depois de dois anos a desenvolverem a tecnologia, os investigadores testaram finalmente os fatos na costa oeste australiana – apelidada de “a costa mais mortal do mundo”, devido ao elevado número de ataques de tubarão.
Ambos os fatos foram postos à venda no site Radiator e estão à venda por cerca de €300 (R$ 875).