Primeiro ferry eléctrico do mundo chega à Noruega em 2015



O primeiro ferry eléctrico do mundo, o ZeroCat, vai começar a operar entre Lakiv e Oppedal, na Noruega, a partir de 2015. A notícia foi avançada pela Siemens, que está a desenvolver o projecto em parceria com o estaleiro norueguês Fjellstrand.

A embarcação de 80 metros poderá transportar 120 carros e 360 passageiros, sendo as suas baterias carregadas em apenas dez minutos.

De acordo com a Siemens, o navio que hoje realiza esta rota gasta 1 milhão de litros de diesel por ano, emitindo 2.680 toneladas métricas de dióxido de carbono e 37 toneladas de óxido de nitrogénio. Mas esta situação está prestes a mudar.

O ferry eléctrico foi desenvolvido para responder a uma necessidade do Ministério dos Transportes da Noruega, que organizou, inclusive, um concurso formal. Em troca, o operador Norled ganhou a licença para operar nesta rota até 2025.

Sendo um catamarã de dois cascos finos – oferecendo uma menor resistência à água que um navio convencional – o ferry foi projectado especialmente para acomodar os requisitos de um sistema de accionamento eléctrico.

Os motores eléctricos são alimentados por uma bateria de 10 toneladas sendo que, ao todo, o navio pesa metade de um navio convencional. Esta economia tem impacto directo sobre as especificações do sistema de propulsão.

Finalmente, a bateria do novo navio terá uma produção de 800kW. No entanto, em condições normais – e operando a uma velocidade de 10 nós – a energia da bateria de 400 kW será suficiente.

Fotos: Norled





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