Primeiro nevão do Outono mata 100 mil cabeças de gado nos Estados Unidos

Poucos dias depois de os termómetros chegarem aos 26º, um nevão apanhou os agricultores do Dakota do Sul desprevenidos. Mais de 100 mil cabeças de gado morreram.

Green Savers

No estado do Dakota do Sul, nos Estados unidos, é raro nevar em Outubro. Mas este ano o clima trouxe um nevão antecipado nunca antes visto – 1,2 metros de neve – que acabou por matar mais de 100 mil cabeças de gado, de acordo com a Imprensa norte-americana.

Segundo explica o jornalista John Glionna, do Los Angeles Times, o nevão surgiu poucos dias depois do termómetro bater nos 26º. Esta mudança climática extrema impediu os agricultores de moverem os animais dos terrenos menos protegidos. Para piorar a situação, milhares de animais tinham sido levados para o Dakota do Sul recentemente, para escaparem à seca do Novo México,

“Há agricultores que perderam todos os animais. Nenhum foi encontrado com vida”, explica o LA Times.

Muitos dos animais, acossados pela chuva forte e neve, percorreram até 20 quilómetros, furando vedações e saltando cercas. Muitos poucos, porém, sobreviveram. Alguns morreram por hipotermia, outros foram atropelados por carros que circulavam nas auto-estradas.

Por outro lado, e como choveu durante dois dias antes de cair a neve, muitos deles acabaram por escorregar para dentro das poças fundas entretanto criadas. Será apenas uma coincidência ou a prova de que o clima está a mudar para extremos nunca antes vistos?

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.