Primeiro nevão do Outono mata 100 mil cabeças de gado nos Estados Unidos
No estado do Dakota do Sul, nos Estados unidos, é raro nevar em Outubro. Mas este ano o clima trouxe um nevão antecipado nunca antes visto – 1,2 metros de neve – que acabou por matar mais de 100 mil cabeças de gado, de acordo com a Imprensa norte-americana.
Segundo explica o jornalista John Glionna, do Los Angeles Times, o nevão surgiu poucos dias depois do termómetro bater nos 26º. Esta mudança climática extrema impediu os agricultores de moverem os animais dos terrenos menos protegidos. Para piorar a situação, milhares de animais tinham sido levados para o Dakota do Sul recentemente, para escaparem à seca do Novo México,
“Há agricultores que perderam todos os animais. Nenhum foi encontrado com vida”, explica o LA Times.
Muitos dos animais, acossados pela chuva forte e neve, percorreram até 20 quilómetros, furando vedações e saltando cercas. Muitos poucos, porém, sobreviveram. Alguns morreram por hipotermia, outros foram atropelados por carros que circulavam nas auto-estradas.
Por outro lado, e como choveu durante dois dias antes de cair a neve, muitos deles acabaram por escorregar para dentro das poças fundas entretanto criadas. Será apenas uma coincidência ou a prova de que o clima está a mudar para extremos nunca antes vistos?