Primeiro pavimento solar do mundo instalado nos Estados Unidos
A empresa de arquitectura paisagística Studio39 uniu-se aos estudantes do Instituto Solar da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, para instalar o primeiro pavimento criador de energia solar do mundo. Os estudantes e os designers instalaram um total de 27 painéis fotovoltaicos duráveis que criam o passeio Solar Walk, gerador de cerca de 400 watts de electricidade.
A produção dos painéis semi translúcidos, semelhantes a placas de acrílico fumado, ficou a cargo da Onyx Solar, especialista em energia fotovoltaica. Os painéis solares foram integrados como uma pequena parte de um passeio público da universidade e tornam, assim, possível caminhar-se por cima deles.
O pavimento fotovoltaico é capaz de produzir um pico de energia de 400 watts, usados para alimentar os 450 LEDs instalados justamente por debaixo do passeio. Este também se conecta a uma treliça alimentada a energia solar projectada pelo Studio39, adianta o Inhabitat. Esta estrutura, instalada no final do passeio, cria por sua vez a energia necessária para alimentar o edifício Innovation Hall da universidade.
Espera-se que este projecto pioneiro se estenda a mais passeios do mundo, tornando os típicos aglomerados de cimento em espaços mais eficientes em termos energéticos.