Primeiro secador de roupa do mundo movido a energia solar chega ao mercado
A fabricante de electrodomésticos Miele revelou aquele que descreve como sendo o “único secador de roupa do mundo” movido a energia solar. Apesar de o T 8881 S EcoComfort não ser totalmente movido a energia proveniente do sol – também depende um pouco da rede eléctrica –, permite uma redução de 80% no consumo de electricidade, consumindo apenas 0,05 quilowatts-hora por ciclo.
O avanço é de facto impressionante e suficiente para lhe conceder uma classificação A+++ em termos de eficiência energética – a mais alta passível de ser atingida na União Europeia. De forma geral, o sistema parece funcionar de modo comparável aos de aquecimento com energia solar, ocasionalmente usados em habitações com baixo consumo de energia.
Durante os meses de sol, o sistema usa um painel solar térmico colocado no telhado da casa, que produz a água quente introduzida num tanque de armazenamento. Este tanque contém um permutador de calor que cria, a partir da água quente, ar quente, que se destina a secar a roupa.
Quando o tempo está mais frio, o T 8881 S EcoComfort é capaz de utilizar calor geotérmico ou um sistema de biomassa ainda não especificado para aquecer a água no tanque de armazenamento.
A Miele assegura que a eficácia da nova máquina é comparável aos secadores convencionais. O seu preço de venda ainda não foi divulgado, mas a empresa calcula que o investimento do cliente será recompensado em pouco mais de sete anos de uso.