Primeiro site dedicado às Berlengas já está online
O projecto LIFE Berlengas lançou este mês um site inteiramente dedicado ao arquipélago das Berlengas, um projecto que tem como principais objectivos esclarecer os visitantes acerca do que podem encontrar ao visitar a ilha da Berlenga e as espécies que tornam este local.
Em comunicado, o projecto explica que o Berlengas.eu irá funcionar como “a primeira porta de entrada para as Berlengas”, uma vez que, até agora, toda a informação sobre o arquipélago se encontrava dispersa e desactualizada.
“Foi aí que decidimos que, mais do que criar um site alusivo ao projecto, era importante criar um site sobre as Berlengas que [pudesse] apresentar o que a ilha tem de melhor, informasse sobre as acções do LIFE Berlengas que estão a ajudar a melhorar este lugar tão particular pela sua beleza única e valores naturais”, explicou Joana Andrade, coordenadora do projecto.
Como chegar à ilha, as espécies-alvo do projecto e quais as ameaças que enfrentam, quais as actividades que podem ser praticadas pelos visitantes, são algumas das informações que podem ser encontradas neste novo endereço.
Situado ao largo de Peniche e classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, o arquipélago das Berlengas acolhe habitats sensíveis, plantas únicas e várias espécies de aves marinhas ameaçadas. O seu rico ecossistema marinho envolvente, bem como a sua geomorfologia única, fazem das Berlengas um local ainda mais especial.
“Com este novo portal, espera-se que os visitantes cheguem à ilha mais informados e conscientes da sensibilidade desta Reserva Natural, agindo em prol da preservação da sua riqueza natural”, explica o LIFE Berlengas.
O Berlengas.eu irá ainda concentrar toda a informação recolhida no decorrer do âmbito do LIFE Berlengas. Serão disponibilizadas regularmente notícias acerca da evolução dos trabalhos a decorrer bem como de futuras actividades abertas ao público. Espera-se, por exemplo, que em breve sejam transmitidas imagens em directo de um ninho de cagarra.
O projeto LIFE Berlengas pretende contribuir para a gestão sustentável desta importante Zona de Protecção Especial da Rede Natura 2000 e é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Conta com a colaboração da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.
O projecto teve início a 1 de Junho de 2014 e será implementado até 30 de Setembro de 2018. Tem um investimento total orçamentado em cerca de €1,4 milhões e conta com o apoio do Programa LIFE+ da União Europeia.
Fotos: Joana Andrade, Nuno Barros, Sofia Capellan, Ivan Ramirez / Berlengas.eu
[nggallery id=2099 template=greensavers]