Procter & Gamble vai acabar de vez com PVC das embalagens



A Procter & Gamble (P&G) prepara-se para eliminar o PVC de todas as suas embalagens, está a avançar a imprensa norte-americana especializada em embalagens. A multinacional de bens de consumo, dona de marcas como Gillette, Tide, Pantene ou Ariel, está a apostar no PET devido à facilidade de reciclagem.

“É um desafio encontrar alternativas tecnicamente eficazes e acessíveis para o PVC. No entanto, em parceria com os nossos fornecedores de embalagens, temos superado muitos destas barreiras”, explicou um porta-voz da empresa à Packaging Digest.

Na verdade, a P&G começou a evitar utilizar PVC nos anos 90, quando ao material começou a ser criticado, sobretudo por questões relacionadas com a sua compatibilidade com a reciclagem de plásticos. Hoje, o PVC representa apenas 1,5% da utilização total de materiais de plástico nas embalagens.

Tal como a rival Unilever, a estratégia de sustentabilidade ambiental da P&G tem como objectivo a utilização de 100% de materiais renováveis ou reciclados para todos os produtos e embalagens.

“A P&G considerará DPET, bem como outras variantes de PET, na avaliação de opções de embalagem que atraiam os consumidores, protejam o produto em toda a cadeia de distribuição, equilibrando as necessidades de sustentabilidade e meio ambiente”, explicou um porta-voz da empresa.





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