Procura por elétricos usados cresce 88% em julho
No mês de julho, verificou-se um crescimento de 2% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de 13% na procura, em relação ao período homólogo. O decréscimo na procura é visível sobretudo no centro de Portugal (-17%), seguindo-se a zona norte do país e a região do Alentejo (aproximadamente -9% em ambos), avança o Standvirtual em comunicado.
Segundo a mesma fonte, este cenário “resulta ainda numa dinâmica de mercado negativa de cerca de -10%, face a julho do ano anterior, uma tendência constante desde o início deste ano (maior oferta que procura em relação ao período homólogo)”.
Os veículos elétricos (+88%) registam o maior aumento da procura em julho face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos (+80%), em relação ao período homólogo.
A oferta de carros a gasolina cresce 11% face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-4%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos automóveis a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-20% e -10%, respetivamente).
Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 13% da procura e cerca de 14% da oferta, em julho.
Diesel (54%) e Gasolina (28%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. Em julho, os automóveis a gasolina, híbridos plug–in e híbridos a gasolina são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (33%, 4% e 2%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.