As imagens foram captadas por uma câmara de videovigilância e estão a agitar as redes sociais: a noite já vai longa quando um homem pára o carro e sem dó nem piedade atira um cão por cima das vedações de um canil, em Soure, Coimbra.

O caso aconteceu no passado domingo e pelas redes sociais tenta-se agora descobrir o autor deste crime. A denúncia partiu de Pedro Simões, voluntário no canil em questão, que na página pessoal partilhou as imagens, e que procura agora alguma informação que ajude a identificar o homem que cometeu bárbara acção.

As imagens não deixam margem para dúvidas: abandonar este animal era o objectivo dos ocupantes deste veículo. As imagens mostram ainda o animal visivelmente assustado, tentando perceber o que se passa em seu redor.

“Tu do Smart branco foste apanhado a enviar um cão por cima da rede. Foi há 10m atrás eu vi-te e já estou a ir apresentar queixa contra ti. Já foste. Se houver alguém que consiga melhorar a qualidade das imagens ou que conheça as pessoas em causa agradeço contacto”, pode ler-se no Facebook de Pedro Simões.

Estimativas indicam que por ano são abandonados cerca de 10 mil animais em Portugal, na grande maioria cães.