Produção agrícola urbana pode ser tão boa quanto a convencional



As hortas urbanas são uma boa aposta para os moradores citadinos, que beneficia não só o próprio proprietário como a restante comunidade. No entanto, ainda existem equívocos relativamente a esta atividade. Agora, um projeto piloto do Reino Unido veio demonstrar que a produção agrícola urbana pode ter tanto sucesso quanto uma convencional.

Um projeto de investigação da Universidade de Sussex acompanhou, durante dois anos, o trabalho de 30 cientistas cidadãos, que se voluntariaram para dar dados sobre as suas hortas, situadas em jardins, varandas ou pequenos lotes, e sobre os insetos polinizadores que as visitavam. O projeto decorreu nas cidades de Brighton e Hove, em Inglaterra.

Os resultados demonstraram que os produtores conseguiram colher um quilo de frutas e vegetais, polinizados por insetos, por metro quadrado – o semelhante a uma produção convencional. Por temporada foi possível colher cerca de 70 quilos de alimentos, com um recurso muito limitado a pesticidas (inferior a 10%). Foi ainda observada a visita, durante o período analisado, de 2 mil polinizadores, sendo a abelha o inseto mais presente, e a mosca, o segundo. Em termos de pragas, destacaram-se as lesmas e os caracóis.

As vantagens observadas pelos investigadores, passam pelos benefícios de saúde humana, em termos de satisfação psicológica e de qualidade nutricional, pelos benefícios sociais, na medida em que reduz a situação de pobreza, mas também pelos benefícios ambientais, através do aumento da biodiversidade local e do desenvolvimento de cidades mais verdes e sustentáveis.

Em comunicado, Beth Nicholls, que apresentou o estudo no evento Ecology Across Borders, afirma: “O Reino Unido importa aproximadamente 8 mil milhões de libras de frutas e vegetais todos os anos, mas os nossos resultados mostram que os espaços verdes nas cidades, como hortas e hortas comunitárias, podem desempenhar um papel importante ao fazer cumprir essa procura a nível local.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...