Produção de eletricidade em agosto foi 58,2% renovável
O boletim de eletricidade do Observatório da Energia da ADENE – Agência para a Energia, revela que no mês de agosto 58,2% da produção de eletricidade foi de origem renovável. A maioria foi proveniente de energia eólica (23.1%), seguindo-se a energia hídrica (18.8%), a de biomassa (9.2%) e a fotovoltaica (7.1%).
Foram gerados, mais concretamente, 700 Gigawatt-hora (GWh) de energia eólica, 570 GWh de energia hídrica, 214 GWh de fotovoltaica e 1547 GWh de energia térmica.
Neste mês, a energia fotovoltaica atingiu ainda um valor recorde de 7,1% da produção total de energia elétrica, uma quantia quase 5 vezes superior à atingida no mês de janeiro, em que correspondeu a apenas 1.5% da produção de energia elétrica. Relativamente à biomassa, registou também um volume de produção superior aos restantes meses do ano. Por outro lado, a produção de energia hídrica e eólica registaram um decréscimo no valor de produção total de energia elétrica, de cerca de 3% e 2%, respetivamente.
Embora a produção de eletricidade renovável tenha predominado em agosto, 41.8% correspondeu ainda às origens fósseis, com o gás natural a dominar a produção em 30%.