Produzir carne sem matar animais? Bill Gates e Richard Branson vão investir no projecto

A agricultura animal é responsável por cerca de 51% das emissões de gases poluentes no nosso planeta. Quem o diz é o Instituto WorldWatch no seu relatório sobre alterações climáticas, alertando ainda para o facto que só a produção de carne consome perto de um terço da água e da terra fresca do nosso planeta. Uma startup nos EUA acredita ter encontrado a solução para alterar este cenário e conta já com apoios de peso, como Bill Gates e Richard Branson.

Mas como é possível produzir carne sem matar nenhum animal? A resposta está num processo feito em laboratório que consiste na utilização das células dos animais, não sendo no entanto necessário abater nenhum bicho. Com sede em São Francisco, EUA, a startup Memphis Meats consegue já produzir carne de vaca, de frango e de pato através deste inovador método.

 “O mundo adora comer carne, e é fundamental para muitas de nossas culturas e tradições”, declarou Uma Valeti, co-fundadora e CEO da Memphis Meats. “A forma como a carne convencional é produzida hoje cria desafios para o meio ambiente, bem-estar animal e saúde humana. Estes são problemas que todos querem resolver”.

Bill Gates, fundador da Microsoft, e Richard Branson, fundador do Virgin Group, parecem convencidos do potencial desta inovação, tendo já investido perto de 17 milhões de dólares na startup californiana. Para o futuro, a Memphis Meats vai apostar numa nova gama de produtos que mantenham a mesma filosofia: acabar com o sofrimento animal, redução drástica da quantidade de emissões lançadas para a atmosfera e poupança dos já parcos recursos naturais da Terra.

Foto: Memphis Meats Instagram

[nggallery id=3520 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...