Produzir um hambúrguer vegetal emite menos 90% de gases com efeito de estufa



Uma das vantagens de uma dieta à base de vegetais é o menor impacto que estes alimentos têm no planeta. A indústria da carne é uma das maiores poluidoras mundiais e uma das que mais contribui para a emissão de gases com efeito de estufa.

Agora, um estudo da Universidade do Michigan vem dar força a estes factos e conclui que os hambúrgueres feitos a partir de proteína vegetal são excelentes para o meio ambiente. Segundo o estudo, este substituto da carne emite menos 90% de gases com efeito de estufa, consome menos 46% de energia na sua preparação, usa menos 99% de água necessária para fazer um hambúrguer de carne e exige menos 93% de terra arável.

O estudo foi disponibilizado pela Beyond Burger, uma empresa que comercializa um hambúrguer vegetal muito semelhante à carne.

Apesar de o estudo ter sido disponibilizado pela empresa, que tem todo o interesse em divulgá-lo dado que as conclusões são favoráveis ao seu negócio, a idoneidade do mesmo parece estar assegurada pelo facto de ter sido levada a cabo pelo Centro de Sistemas Sustentáveis da Universidade do Michigan. Por outro lado, é um estudo encomendado por uma associação de criadores de gado, a National Cattleman’s Beef Association, cujas conclusões vão contra o seu negócio.

Estas são ótimas notícias para quem está a ponderar trocar uma dieta carnívora por uma à base de plantas e ainda não sabe como o fazer. De qualquer modo, estes substitutos de carne deverão ser encarados como comida processada que não são as mais saudáveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...