Programa português de repovoamento rural já tem 1.279 famílias inscritas
O programa Novos Povoadores, que promove o repovoamento rural em Portugal, conta já com 1279 famílias inscritas, num total de 3.500 pessoas. Destas, apenas 197 têm experiência de vida no campo, segundo explicam os responsáveis pelo programa na sua página de Facebook.
“Migrar para o meio rural não é estar presente ao passado, é ter saudades do futuro”, explicam os responsáveis pelo Novos Povoadores.
O Novos Povoadores é um projecto de Frederico Lucas, Alexandre Ferraz e Ana Linhares, que querem ajudar os portugueses a deixar as grandes cidades, como Lisboa, e repovoar os territórios rurais.
Em Junho de 2011, como pode relembra na entrevista exclusiva ao Green Savers, o Novos Povoadores preparava-se para colocar as primeiras 50 famílias – das 540 que já se tinham então inscrito.
Segundo estes responsáveis, o êxodo rural é hoje maioritariamente composto por jovens, que o fazem para aceder a cursos superiores e para as primeiras experiências profissionais. No entanto, quando chegam a uma faixa etária superior – 35-45 anos e mais de 10 anos de experiência profissional – muitos profissionais querem avançar para um projecto migratório.
O Novos Povoadores defende soluções de co-working e não de teletrabalho – uma vez que esta última exige uma grande disciplina individual para resistir ao conforto do sofá e outras mordomias domésticas.
“Há óbvias vantagens em ganhos de produtividade e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A partilha de um espaço de trabalho com pessoas cuja actividade pode não ter nada a ver com a nossa, é o viveiro ideal para que surjam sinergias inesperadas que traduzam soluções comerciais inovadoras, diferenciadas, e mais competitivas”, explicam.
Quer mudar-se para o campo? Então siga os Novos Povoadores no seu site, no Facebook e Twitter.
Mudou recentemente (ou não recentemente) da cidade para o campo? Porque razão? E como se adaptou, caso tenha sempre sido um citadino? Envie-nos o seu relato para o nosso email – info@greensavers.sapo.pt –, para posterior publicação, ou, se preferir, deixe-nos na caixa de comentários. Aqui ou no Facebook.