Projecto agrícola cria empregos para ex-reclusos e toxicodependentes
Gary Wozniak está a levar a cabo uma iniciativa de agricultura urbana em Detroit, no Michigan, Estados Unidos, que acredita poder criar 18 mil novos postos de trabalho na cidade, ao longo dos próximos 20 anos. São boas notícias para uma cidade onde a taxa de desemprego se situa nos 23%.
Wozniak (na foto), ex-consultor financeiro, é o criador do RecoveryPark, que desenvolve três projectos agrícolas distintos mas relacionados: uma quinta urbana que se estende por mais de 1.000 hectares, um centro de processamento de alimentos e uma piscicultura interior.
A ideia de criar o RecoveryPark, sem fins lucrativos, nasceu em 2008. A sua acção é peculiar: debruça-se sobre a contratação de ex-reclusos e toxicodependentes, pessoas que, por norma, enfrentam grandes barreiras na hora de arranjaram emprego. Conta com a colaboração do Wozniak, um centro de recuperação que passou três anos e meio numa prisão federal, devido à actividade ligadas às drogas.
O financiamento ao projecto provém sobretudo de grupos filantrópicos. O RecoveryPark está ainda em fase de finalização, mas o Wozniak espera lançar a sua primeira quinta de 12 hectares até ao final deste ano. Os três projectos devem também estar definidos até essa altura.
Ao longo dos próximos 15 a 20 anos, o RecoveryPark espera instaurar durante todo o ano quintas interiores de cerca de 405 hectares por várias zonas de Detroit, avança o Huffington Post. Aliada à inclusão social, será garantido emprego a imensas pessoas, tanto na produção de alimentos como no seu processamento e marketing.
Toda a acção será orientada para o abastecimento de alimentos frescos para mercearias e restaurantes da região. Todos os produtos serão entregues a clientes num raio de 97 Km em 48 horas. O plano é começar pelo fornecimento de verduras e ervas, alargando-o depois para frutas e legumes.
A organização sem fins lucrativos pretende também funcionar como um circuito incubador de empresas. Estas terão de pagar uma taxa de licenciamento e concordar em ser parte da comunidade empresarial RecoveryPark. Cada uma das startups terá de se auto-sustentar e obter lucro dentro de 18 a 36 meses.