Projecto de Biorrefinaria representa economia nas importações de petróleo



A BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro acaba de candidatar aos fundos comunitários da União Europeia um projecto de construção de uma Biorrefinaria de Demonstração de segunda geração. A iniciativa poderá representar para Portugal uma economia anual de 1 bilião e 500 milhões de euros nas importações de petróleo.

A pré-candidatura, no valor de 118 milhões de euros, foi feita em estreita colaboração com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que considera o projecto “prioritário e de grande interesse nacional”, e envolve a participação de vários parceiros empresariais e universitários. Depois dos créditos alcançados a nível nacional, pré-candidatura ganha destaque a nível europeu, concorrendo com países como a Finlândia, Holanda, Alemanha ou Suécia.

O bioREFINA-Ter, que no ano passado obteve um financiamento do Estado português, através do Fundo Florestal Permanente, no valor de 500 mil euros, é um projecto piloto e inovador de auto-suficiência energética e carbónica, que tem como objectivo a utilização dos recursos naturais disponíveis – como a giesta, mimosa e carqueja, por exemplo – e dos resíduos lenho-celulósicos, para a produção de biocombustíveis e outros bioprodutos.

Nesta 1ª fase, abrange os concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Góis, de acordo com o comunicado de imprensa da empresa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...