Projecto dinamarquês permite que idosos regressem às bicicletas (com FOTOS)
Thorkild Thim nasceu em 1917 e, durante 80 anos, pedalou nas ruas de Copenhaga. Hoje, aos 97 anos, as suas pernas já não lhe permitem utilizar a bicicleta, mas um projecto do empresário Ole Kassow colocou-o de novo numa bicicleta, nas ruas da cidade dinamarquesa.
O projecto chama-se Cycling Without Age – Pedalar sem Idade, em português – e arrancou em 2012, quando Kassow via Thorkild no lar de idosos, todos os dias, sentado num banco da instituição.
Segundo o The Guardian, Thim – um antigo guarda e empreendedor – revelou a Kassow a sua saudade de utilizar a bicicleta, e isso deu ao jovem empresário uma ideia: desenvolver um projecto que permitisse a Thorkild e outros idosos de Copenhaga regressar às ruas da cidade, de bicicleta.
Depois de uma curta conversa com Thorkild, Kassow pediu uma ciclo-riquexó – ou pedicab – a um amigo e levou o nonagenário a passear pelas ruas de Copenhaga. O sucesso da viagem deu uma ideia ao empreendedor: levar as ciclo-riquexós a vários lares de idosos da Dinarmarca.
Hoje, passados três anos, o Cycling Without Age está presente em 150 lares de idosos de 40 cidades dinamarquesas. O projecto coloca 600 voluntários – ou pilotos – a passear idosos pelas ruas de uma determinada cidade ou vila.
“Temos canalizadores, arquitectos, estudantes, advogados, ciclistas profissionais na reforma e todo o tipo de pessoas [a voluntariar-se para passear os mais velhos]”, explicou Kassow ao Guardian. O mais novo tem 16 e o mais velho uns impressionantes 86 anos.
Segundo Kassow, o projecto é mais do que uma viagem de bicicleta. Ele une pessoas de diferentes idades e, mais importante, idosos da mesma geração afastados geograficamente e que, de outra forma, nunca se conheceriam ou reveriam.
O projecto não se fica pela Dinamarca, estando também presente na Noruega e Suíça. Kassow está a negociar a entrada do Cycling Without Age em 51 cidades de 18 países. Estará Portugal contemplado?
[nggallery id=1506 template=greensavers]