Projecto para reduzir resíduos na indústria têxtil já arrancou
O programa britânico Waste & Resources (WRAP) vai liderar uma iniciativa para tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos pela indústria têxtil, um projecto de três anos financiado em €3,6 milhões pela União Europeia que irá trabalhar com marcas, retalhistas, fabricantes, consumidores, ONG e indústria da reciclagem.
O grande objectivo do programa é “descobrir formas mais sustentáveis de trabalhar com têxteis, o que pode contribuir para grandes benefícios ambientais e económicos”, segundo a CEO da WRAP, Liz Goodwin. E retirar parte das roupas que continuam a inundar as incineradoras e aterros, todos os anos.
Denominado European Clothing Action Plan, o programa promote desviar do lixo cerca de 90.000 toneladas de resíduos de roupas até Março de 2019. O plano tem três vertentes: encorajar a criação de produtos com um maior tempo de vida; encorajar os consumidores a comprar menos roupas e manter mais tempo as que têm e melhorar a inovação no design, de forma a tornar os recursos mais eficientes.
“Cerca de 80% do impacto ambiental do vestuário é decidido na fase de design. Mas poucos são os designers e fabricantes que têm noção do seu próprio potencial para criar uma mudança sustentável através da sua decisão”, explicou ao Ecouterre vice-presidente do Danish Fashion Institute, outro dos parceiros do projecto. A London Waste & Recycling Board (LWARB), a Rijkswaterstaat (Den Haag, Holanda) e a Made-by, de Amesterdão, completam a lista de parceiros – que pode ser aumentada caso outras entidades tenham interesse.
Um estudo de 2013 estimou em 5,8 milhões as toneladas de vestuário que são deitadas fora, todos os anos, pelos europeus. Deste número, apenas um quarto é reciclado.
Foto: Sherrie Thai / Creative Commons